Últimas notícias

sábado, 15 de dezembro de 2018

PROFETAS DOS INHAMUNS PREVÊEM CHUVAS A BAIXO DA MÉDIA EM 2019

Os profetas da chuva de Tauá estiveram reunidos no 3º Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, nesta sexta-feira, 14. A previsão dos profetas, a maioria agricultores da região, foi de chuvas abaixo da média para a quadra chuvosa de 2019. 
Usando a tradição, com técnica baseada em observações da natureza e conhecimento passado oralmente de geração a geração, cinco dos seis profetas consideraram que o “inverno” não vai ser bom. 
“Em janeiro e fevereiro vai chover, mas março e abril vai ser ruim. Aí volta a ter chuva boa em maio e julho”, disse Helder Cortês, fundador do tradicional encontro dos profetas da chuva de Quixadá, que também esteve na organização do evento em Tauá.
O encontro ocorreu em evento promovido em parceria entre os campos de Tauá e Boa Viagem do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Centro de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (Cecitec) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). 
Encontro teve a participação de neto do poeta Patativa do Assaré
Nesta quinta-feira (13), Daniel Gonçalves, neto do poeta cearense Patativa do Assaré. Herdeiro do ofício do avô, ele ministrou uma oficina sobre elaboração de cordéis no Centro de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (Cecitec) da Universidade Federal do Ceará (Uece).
Durante a oficina, Daniel Gonçalves apresentou as origens do cordel, gênero literário popular no sertão nordestino caracterizado por trazer causos e notícias do dia a dia. Ele ressaltou as peculiaridades da obra do avô, que se diferenciava dos cordéis comuns da época por carregar um alto teor de crítica social e levantar a bandeira dos oprimidos, além de conter uma riqueza poética estudada inclusive em outros países. Os poemas de Patativa eram, segundo Daniel, um retrato autêntico da vida sertaneja: "Eu respeito todos os escritores que falaram do meu sertão, mas Patativa do Assaré escreveu o que ele viveu, só o que ele sabia", diz.
A Orquestra Armorial do Cariri também se apresentou durante o evento, além de violeiros e repentistas. Produtos do artesanato regional também forma expostos.
Balanço positivo
O Diretor do IFCE de Tauá, prof. José Alves Neto e o Vice-diretor do Cecitec, prof. Lúcio Galvão, que organizaram o encontro, fizeram um balanço positivo do evento e já confirmaram a realização do IV Encontro dos Profetas no dia 13 de dezembro de 2019.
Autoridades presentes

Além de estudantes, técnicos, agricultores, secretários municipais, o encontro também contou com a presença do Prefeito de Tauá, Fred Rêgo, que destacou a importância do evento para a cultura popular de nossa região. 
Assista ao Encontro dos Profetas 
Sites: Diário do Nordeste/IFCE/Blog do Wilrismar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"

Postagens mais visitadas