O município de Quiterianópolis, na região dos Inhamuns, completa nesta terça-feira, 4 de junho, 32 anos de emancipação política.
A programação comemorativa foi iniciada na noite desta segunda-feira, 03, com Missa em Ação de Graças, celebrada na Praça da Matriz, seguida de show em Praça Pública, com as atrações Toca do Vale, Solteirões, dupla Cleber e Thiago e o grupo Danraus.
Emancipação
Em 15 de maio de 1987, a Assembleia Legislativa do Ceará decretou a emancipação política do município de Quiterianópolis, através do Decreto de Lei Nº. 11.330 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em 4 de Junho de 1987, alterado pela lei estadual nº 11.485, de 20 de julho de 1988, desmembrado de Independência.
Na época, a antiga Vila Coutinho não dispunha da infraestrutura necessária à emancipação e o então Dep. Antonio Câmara viabilizou a instalação de energia, estradas, posto de saúde, dentre outros. O então vereador Domingos Pedrosa, o Pedrosinha, também participou da mobilização visando envolver a população na votação do plebiscito.
Ao ser emancipado, Gezon Costa foi eleito o primeiro prefeito de Quiterianópolis.
Origem
Mas a origem de Quiterianópolis data do século XVIII. Por volta dos anos 1770, aqui era uma fazenda pertencente a Quitéria Gonçalves de Lima e seu esposo Tenente José Nunes Batista. Localizada à margem direita do Rio Poti, na época denominado Riacho Itaim, a propriedade chamava-se fazenda Santa Quitéria.
O nome Quiterianópolis é uma homenagem a Quitéria de Lima, que por volta de 1778 construiu uma capela, hoje a Igreja Matriz da Cidade, e doou uma área de terra para criação do povoado que viera tornar-se Município.
Situada a 415 quilômetros de Fortaleza, Quiterianópolis tem 20.860 habitantes, conforme o censo do IBGE de 2017, e área de 1.041 km².
Repórteres: Cícero Lacerda/Wilrismar Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário