A dois dias do festejo de São José, padroeiro do Ceará, na próxima sexta-feira (19), e data final, segundo a tradição sertaneja, para se fazer o plantio de grãos de milho, feijão, arroz e de sorgo forrageiro, os agricultores estão no campo concluindo o preparo de terra, fazendo a limpeza do roçado para aqueles que já cultivaram ou iniciando a plantação.
Em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, dez tratores da secretaria de Agricultura do município trabalham com intensidade para concluir o preparo de solo até o próxima sexta-feira. “Já fizemos 1.500 hectares e vamos atender cerca de 800 agricultores”, pontuou o titular da pasta, Venâncio Vieira. “A meta é chegar a 1800 hectares, ou seja, 600 hectares a mais do que em 2020”.
O agricultor Luís Souza traz, em seis décadas de vida, a experiência com os anos de chuva no sertão cearense. Ele foi um dos atendidos com o programa de preparo de terra de uma área de um hectare e meio para o plantio de milho e feijão, no distrito de José de Alencar. “Mantenho a fé que teremos chuva para uma boa safra”, prevê. “No ano passado, a chuva foi mais constante a partir do fim de março”.
Em cima de um trator, trabalhando desde o fim de semana passado, o produtor rural Carlos Vieira, na localidade de Jurema, zona rural de Jucás, concluiu na manhã desta terça-feira (16), o preparo de uma área de cinco hectares.
“Estamos plantando milho e sorgo, que é para assegurar a alimentação do gado leiteiro. Foi bom que fizesse sol nos últimos dias para dar tempo de fazer o plantio”, comentou Carlos.
Incertezas
Há doze dias que não chove na maior parte da zona rural de Iguatu. A ausência das precipitações traz incertezas. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, avalia que “até agora o inverno tem sido bom, sem ataque de lagartas no cultivo de milho e feijão, mas a falta de chuva nos últimos dias traz preocupação”.
O agricultor Luís Ferreira, do distrito de José de Alencar, disse acreditar que “depois do dia de São José, a chuva vai voltar”. Ele plantou um hectare de milho e meio hectare de feijão de forma consorciada há 20 dias. “Quem plantou mais cedo já está com o milho começando a murchar e fica preocupado”.
Venâncio Vieira mantém a esperança em “um bom inverno” também a partir deste fim de semana. “A região Norte do Estado mais uma vez está sendo beneficiada com boas chuvas, mas esperamos melhoria para outras áreas do Estado”.
O presidente do Sindicato Rural de Quixeramobim, Cirilo Vidal, mostra que na região do Sertão Central o quadro até o momento é de preocupação.
“A chuva está muito irregular e na nossa avaliação só a metade dos agricultores fez plantio até agora. A outra parte fica esperando o tempo melhorar, que fica bonito para chover, nublado, mas não cai um pingo d’água”, preocupa-se Vidal.
Previsões
No campo, a irregularidade das chuvas e as previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) de que a atual quadra chuvosa (fevereiro a maio) tem maior probabilidade de ficar abaixo da média histórica, traz desconfiança para cerca da metade dos produtores rurais, pelo menos nas regiões Centro-Sul, Cariri e Ibiapaba.
A formação de áreas de instabilidade devido ao calor e umidade presentes em grande parte do interior favorece a ocorrência de chuva em metade do Ceará para esta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), segundo aponta previsão da Funceme. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma banda larga de nuvens, e que é o principal sistema que traz chuva para o semiárido nordestino nessa época do ano, continua afastada da costa cearense.
Para que a ZCIT se aproxime, é necessário que a temperatura das águas superficiais do Oceano Atlântico Tropical Sul estivesse mais aquecida em relação à porção norte da linha do Equador.
De acordo com a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, as chuvas dos últimos dias no Ceará não tem relação com a Zona de Convergência Intertropical e foram ocasionadas por áreas de instabilidades devido ao calor e umidade presentes”.
Baú e fé
Na localidade de Baú, zona rural de Iguatu, pelo segundo ano seguido e devido à pandemia do novo coronavírus, será quebrada uma tradição de mais de cem anos – a celebração de uma missa pela manhã cedo, no Dia de São José, sob a sombra de uma árvore fícus para agradecer ao santo e renovar preces de boas chuvas.
“Infelizmente, não teremos a liturgia tradicional, mas a fé está no coração do sertanejo, que tem em São José um santo de forte devoção no Ceará”, observou o monsenhor Afonso Queiroga. "Em casa, cada um, com certeza, vai fazer as suas preces ao nosso padroeiro".
SITE: DIÁRIO DO NORDESTE
quarta-feira, 17 de março de 2021
Home
Unlabelled
MANTENDO TRADIÇÃO, AGRICULTORES CEARENSES PREPARARAM A PLANTAÇÃO PARA O DIA DE SÃO JOSÉ
MANTENDO TRADIÇÃO, AGRICULTORES CEARENSES PREPARARAM A PLANTAÇÃO PARA O DIA DE SÃO JOSÉ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"
Postagens mais visitadas
-
O homem identificado como Antonio Josivan Lopes Silva (30), suspeito de matar um escrivão da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), tem im...
-
Um homem identificado por Ícaro Vieira da Silva Moraes, 28 anos, residente em Tauá, foi lesionado a bala na noite de ontem (18) na localidad...
-
A Policia Militar de Quiterianópolis, realizou na tarde dessa terça-feira (01), a prisão do homem identificado como Antônio Daniel Rodrigues...
-
CHEGOU O MOMENTO DE RETORNARMOS ÀS AULAS, POIS MESMO NESTE TEMPO DE INCERTEZAS QUE O MUNDO TEM VIVIDO, A EDUCAÇÃO NÃO PODE PARAR! E É COM ...
-
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma portaria que prorrogou prazos de serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detr...
-
Na manha desta quinta-feira, 19 de agosto, por volta das 11h00, uma jovem de 21 anos morreu após um acidente em uma rotatória na rua Volun...
-
O município de Tauá continua aumento o número de mortes por Covid-19. No boletim epidemiológico divulgado na manhã de hoje(28), foi confirm...
-
O motociclista Gilvan Batista de Souza, 39 anos, morreu vítima de acidente de moto na madrugada de hoje(24) na localidade de Lagoa do Embu,...
-
As obras de pavimentação da rodovia CE-351, no trecho entre Quiterianópolis e Parambu, atingiram 76% de apronto. São 51 km de nova estrada ...
-
Acusado de tentativa de homicídio foi preso A Polícia Civil de Parambu com o apoio de policiais militares cumpriu na manhã deste sábado (...
Author Details
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário