A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa em reunião extraordinária pública, na tarde desta sexta-feira (4), os pedidos de importação de dois imunizantes contra a Covid-19: a vacina russa Sputnik V e a indiana Covaxin.
Os dois fármacos já tiverem os pedidos de importação negados pela agência regulatória brasileira. Atualmente, as vacinas aprovadas pelo órgão para uso no País são a CoronaVac, a AstraZeneca/Oxford, a Pfizer/BioNTech e a Janssen.
Conforme a instituição, vinculada ao Governo Federal, as solicitações dos imunizantes contra a Covid-19 são de caráter excepcional e temporário. O encontro será transmitido a partir das 14h, pelo canal da Anvisa no YouTube.
SPUTNIK V
Em abril deste ano, a Anvisa negou o pedido autorização feito por 14 estados, entre eles o Ceará, para a importação de mais de 30 milhões de doses do imunizante. Na ocasião, a negativa foi tomada em uma reunião extraordinária, em que a instituição alegou insuficiência de informações sobre a segurança da vacina.
Além disso, a Gerência de Medicamentos do órgão apontou diversas falhas de segurança associadas ao desenvolvimento do fármaco. Na mais preocupante, explicou que o adenovírus usado para carregar o material genético do novo coronavírus não deveria se replicar, mas o da vacina russa ele é capaz de se reproduzir e pode causar doenças.
Após a recusa, o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, na sigla em inglês) disse, em nota, que os comentários da Anvisa sobre o imunizante estava "incorretos" e que a decisão de adiar a aprovação da vacina poderia ter "motivação política".
O Ceará assinou um contrato para compra direta da Sputnik V. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, que revelou ter a previsão de adquirir 5,87 milhões de doses do imunizante.
A negociação fazia parte do acordo feito pelo Consórcio Nordeste, grupo formado pelos nove estados da região, que fechou, no mesmo período, a compra de 37 milhões de unidades da vacina.
A vacina Sputnik V mostrou efetividade de 97,6% contra a Covid-19 em um estudo divulgado também em abril. O resultado foi obtido a partir da análise de 3,8 milhões de pessoas por cientistas do Instituto Gamaleya de Moscou.
COVAXIN
Em março, a Anvisa negou o pedido para importar a Covaxin feito pelo Ministério da Saúde. A decisão veio depois de a instituição não conceder o certificado de boas práticas de fabricação da vacina produzida na Índia.
Conforme o órgão, na época a prévia para o prazo de análise clínica era de sete dias úteis. No entanto, já havia sido suspenso pela Anvisa devido à falta de entrega de todos os documentos necessários.
Entre esses itens em falta, estavam dados técnicos sobre a vacina, certificado de liberação dos lotes importados e licença de importação.
Conforme o relator da proposta, diretor Alex Machado Campos, havia divergência também quanto à quantidade de doses e prazo de validade dos produtos.
Ao longo do processo, o órgão também pediu reuniões com o Ministério da Saúde, mas ainda assim não obteve todos os dados necessários.
A Covaxin apresentou 81% de eficácia contra a Covid-19, segundo comunicou a Bharat Biotech também em março.
SITE: DIÁRIO DO NORDESTE
sexta-feira, 4 de junho de 2021
Home
Unlabelled
DECISÃO SOBRE IMPORTAÇÃO DAS VACINAS SPUTNIK V E COVAXIN SERÁ ANUNCIADA NESTA SEXTA (4) PELA ANVISA
DECISÃO SOBRE IMPORTAÇÃO DAS VACINAS SPUTNIK V E COVAXIN SERÁ ANUNCIADA NESTA SEXTA (4) PELA ANVISA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"
Postagens mais visitadas
-
O homem identificado como Antonio Josivan Lopes Silva (30), suspeito de matar um escrivão da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), tem im...
-
Um homem identificado por Ícaro Vieira da Silva Moraes, 28 anos, residente em Tauá, foi lesionado a bala na noite de ontem (18) na localidad...
-
A Policia Militar de Quiterianópolis, realizou na tarde dessa terça-feira (01), a prisão do homem identificado como Antônio Daniel Rodrigues...
-
CHEGOU O MOMENTO DE RETORNARMOS ÀS AULAS, POIS MESMO NESTE TEMPO DE INCERTEZAS QUE O MUNDO TEM VIVIDO, A EDUCAÇÃO NÃO PODE PARAR! E É COM ...
-
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma portaria que prorrogou prazos de serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detr...
-
Na manha desta quinta-feira, 19 de agosto, por volta das 11h00, uma jovem de 21 anos morreu após um acidente em uma rotatória na rua Volun...
-
O motociclista Gilvan Batista de Souza, 39 anos, morreu vítima de acidente de moto na madrugada de hoje(24) na localidade de Lagoa do Embu,...
-
O município de Tauá continua aumento o número de mortes por Covid-19. No boletim epidemiológico divulgado na manhã de hoje(28), foi confirm...
-
As obras de pavimentação da rodovia CE-351, no trecho entre Quiterianópolis e Parambu, atingiram 76% de apronto. São 51 km de nova estrada ...
-
Acusado de tentativa de homicídio foi preso A Polícia Civil de Parambu com o apoio de policiais militares cumpriu na manhã deste sábado (...
Author Details
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário