A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação excepcional e temporária das vacinas russa Sputnik V e indiana Covaxin. Apesar do aval, houve limitação do número de doses a 1% da população e a aplicação será destinada somente a um "público adulto e saudável."
A decisão, tomada a partir do voto da maioria dos diretores das áreas técnicas do órgão, ocorreu durante reunião extraordinária de mais de sete horas, nesta sexta-feira (4). Pelas regras estipuladas, o Ceará poderá concluir a compra direta só de 183 mil e não dos esperados 5,8 milhões imunizantes da Rússia.
Os pedidos de importação foram apresentados por estados, para a Sputnik V, e pelo Ministério da Saúde para a Covaxin. O Consórcio do Nordeste planejava adquirir 39,6 milhões de doses, mas o total liberado para a região foi 938 mil.
A Covaxin também terá limite de 1% da população do País, podendo chegar até 4 milhões de vacinas importadas. Segundo a Anvisa, o quantitativo foi estabelecido para permitir o controle e observação dos lotes e poderá ser reavaliado para futuras aquisições.
A importação da Sputnik V poderá ser feita por parte dos estados somente mediante diversas condições apontadas pelas áreas técnicas, incluindo restrição de uso para alguns grupos e regras para a aquisição e distribuição dos lotes. (ler abaixo).
LEIA MAIS
POLÍTICA
ENTENDA A POLÊMICA SOBRE A VACINA RUSSA SPUTNIK V, PAUTA DE ANÁLISE DA ANVISA NESTA SEXTA
Vacina Covaxin contra Covid-19
CIÊNCIA
VACINA INDIANA INDUZ PRODUÇÃO DE ANTICORPOS EM MAIS DE 98% DE PARTICIPANTES DE ESTUDO
Ambos os imunizantes haviam sido reprovados pelo órgão em razão da falta de dados técnicos, em março e abril deste ano.
O Brasil tem, hoje, duas vacinas registradas (Pfizer e AstraZeneca) e três autorizadas para uso emergencial (CoronaVac, Janssen e Covishield - a AstraZeneca produzida na Índia). A Anvisa analisa o pedido de uso emergencial da Cansino/Convidecia.
COMO FICARAM OS QUANTITATIVOS DE DOSES DA SPUTNIK PARA OS ESTADOS DO NORDESTE:
Bahia - 300 mil doses
Pernambuco - 192 mil doses
Ceará - 183 mil doses
Maranhão - 141 mil doses
Piauí - 76 mil doses
Sergipe - 46 mil doses
SOLICITAÇÃO DA IMPORTAÇÃO DA SPUTNIK V
Além do Ceará, os pedidos de importação da Sputnik V também foram realizados pelo Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins, além dos municípios de Maricá e Niterói.
APROVAÇÃO
O principal motivo que levou à reprovação anterior da Sputnik foi a presença de adenovírus replicante (vírus capaz de se reproduzir) na composição da vacina.
Todavia, após avaliar o relatório apresentado pelo Ministério da Saúde da Federação Russa, a Anvisa concluiu que as normas que determinam a quantidade do adenovírus estão em concordância com as recomendações da agência federal do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Apesar da aprovação, o órgão definiu diversas regras para a distribuição da Sputnik devido a incertezas em relação ao controle de qualidade e sobre as repostas imunes.
“Recomenda-se a adoção de condicionantes na eventual autorização da importação excepcional, para fins de distribuição e uso em condições controladas pelos estados solicitantes da importação”, informou Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED).
GRUPOS NÃO PODERÃO TOMAR AS VACINAS
Dentre as orientações, está a contraindicação da aplicação da Sputnik V em gestantes, lactantes, menores de 18 anos, mulheres em idade fértil que desejem engravidar nos próximos 12 meses, além de pessoas com enfermidades graves ou não controladas e antecedentes de anafilaxia.
Os lotes a serem enviados para o Brasil devem ser oriundos das plantas produtivas inspecionadas pela agência reguladora. Os estados também deverão disponibilizar às unidades de saúde as informações de rótulos e bulas em português.
Durante a reunião, foram apresentadas ainda as pendências técnicas de estudos clínicos da Covaxin. Para a autorização desta vacina, também foram definidas as mesmas condicionantes da Sputinik, mas com a ampliação do grupo de pessoas que não poderá tomar a vacina (ver lista abaixo).
A Gerência frisou que há pendências técnicas, portanto, o Ministério da Saúde deverá comunicar à sociedade que não possui avaliação quanto aos critérios de qualidade, eficácia e segurança da Covaxin.
NÃO PODERÃO TOMAR A COVAXIN, PELA DECISÃO DA ANVISA:
Gestantes;
Lactantes;
Menores de 18 anos;
Mulheres em idade fértil que desejem engravidar nos próximos 12 meses;
Pessoas com enfermidades graves ou não controladas;
Pessoas com antecedentes de anafilaxia;
Pessoas que tenham recebido outra vacina contra a Covid-19;
Quem tenha tido febre;
Pessoas com HIV;
Pessoas com hepatite B;
Pessoas que tenham recebido uma vacina 4 semanas antes;
Pessoas que tenham recebido tratamentos de imunossupressores;
Pessoas que tenham recebido tratamento de imunoglobulinas e hemoderivados 3 meses antes;
Pessoas que façam tratamento com fármacos citotóxicos;
Quem faz quimioterapia ou radiação (36 meses);
Quem tenha recebido terapias com biológicos incluindo anticorpos anticitocinas e outros anticorpos.
VEJA COMO FICOU A VOTAÇÃO
1º voto (Alex Machado Campos - Relator e Diretor)
Covaxin - Aprovou
Sputnik V - Aprovou
2º voto (Rômison Rodrigues Mota - Diretor)
Covaxin - Aprovou
Sputnik V - Aprovou
3º voto (Cristiane Rose Jourdan Gomes - Diretora)
Covaxin - Reprovou
Sputnik V - Reprovou
4º voto (Meiruze Sousa Freitas - Diretora)
Covaxin - Aprovou
Sputnik V - Aprovou
5º voto (Antonio Barra Torres - diretor-presidente e diretor da Diretoria)
Covaxin - Aprovou
Sputnik V - Aprovou
GOVERNADOR COMEMOROU A DECISÃO
O governador Camilo Santana (PT) comemorou a decisão, nas redes sociais. "Mesmo de forma "excepcional e controlada", com ainda pequena quantidade de doses liberadas, a aprovação já representa um avanço para que tenhamos mais vacinas disponibilizadas à nossa população", disse.
Print da publicação
Foto: Reprodução
HISTÓRICO DA SPUTNIK V
A Anvisa já havia negado o pedido de importação de 30 milhões de doses feito por 14 estados em abril último, incluindo o Ceará. O órgão justificou que não havia informações necessárias para avaliar a segurança da vacina.
Após a recusa, o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, na sigla em inglês) disse, em nota, que os comentários da Anvisa sobre o imunizante estava "incorretos" e que a decisão de adiar a aprovação da vacina poderia ter "motivação política".
HISTÓRICO DA COVAXIN
Anvisa havia negado o pedido para importar a Covaxin feito pelo Ministério da Saúde, em março. O motivo foi a ausência do certificado de boas práticas de fabricação da vacina produzida na Índia.
No mesmo mês, a Bharat Biotech divulgou que a vacina é 81% eficaz na prevenção da Covid-19.
O Governo Federal tem contrato assinado para a compra de 20 milhões de doses da Covaxin. No início de março, a Bharat Biotech divulgou que a vacina é 81% eficaz na prevenção da Covid-19.
SITE: DIÁRIO DO NORDESTE
sexta-feira, 4 de junho de 2021
Home
Unlabelled
ANVISA APROVA IMPORTAÇÃO DAS VACINAS SPUTNIK V E COVAXIN EM CARÁTER EXCEPCIONAL
ANVISA APROVA IMPORTAÇÃO DAS VACINAS SPUTNIK V E COVAXIN EM CARÁTER EXCEPCIONAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"
Postagens mais visitadas
-
O homem identificado como Antonio Josivan Lopes Silva (30), suspeito de matar um escrivão da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), tem im...
-
Um homem identificado por Ícaro Vieira da Silva Moraes, 28 anos, residente em Tauá, foi lesionado a bala na noite de ontem (18) na localidad...
-
A Policia Militar de Quiterianópolis, realizou na tarde dessa terça-feira (01), a prisão do homem identificado como Antônio Daniel Rodrigues...
-
CHEGOU O MOMENTO DE RETORNARMOS ÀS AULAS, POIS MESMO NESTE TEMPO DE INCERTEZAS QUE O MUNDO TEM VIVIDO, A EDUCAÇÃO NÃO PODE PARAR! E É COM ...
-
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma portaria que prorrogou prazos de serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detr...
-
Na manha desta quinta-feira, 19 de agosto, por volta das 11h00, uma jovem de 21 anos morreu após um acidente em uma rotatória na rua Volun...
-
O motociclista Gilvan Batista de Souza, 39 anos, morreu vítima de acidente de moto na madrugada de hoje(24) na localidade de Lagoa do Embu,...
-
O município de Tauá continua aumento o número de mortes por Covid-19. No boletim epidemiológico divulgado na manhã de hoje(28), foi confirm...
-
As obras de pavimentação da rodovia CE-351, no trecho entre Quiterianópolis e Parambu, atingiram 76% de apronto. São 51 km de nova estrada ...
-
Acusado de tentativa de homicídio foi preso A Polícia Civil de Parambu com o apoio de policiais militares cumpriu na manhã deste sábado (...
Author Details
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário